quarta-feira, 1 de maio de 2013

RETALHO DE CAJAZEIRAS V

O   primitivo Colégio de Cajazeiras, fundado nos meados  do  século XIX, pelo Padre Inácio de Rolim, o nosso festejado Padre Mestre, funcionava no local que é ocupado atualmente pelo Colégio Nossa Senhora de Lourdes, da Congregação das Irmãs Dorotéias. Aquela casa de educação construída pelo Padre Mestre Rolim, cujo funcionamento teve início em 1843, foi a escola pioneira da difusão do ensino das letras implantado no     sertão adusto, extremo oeste da Paraíba, na região do Rio do Peixe, fronteiriça com o Ceará  e Rio Grande do Norte.
Em frente ã casa de ensino do Padre Rolim, antigo Colégio de Cajazeiras, estendia-se um largo de grande extensão, que se tornou popularmente conhecido pelo no me de Praça do Colégio.     

    Na gestão do Governo Episcopal do grande e saudoso Bispo, Dom João da Mata (foto), o prédio do antigo Colégio Padre Rolim foi totalmente reformado, recebendo uma estrutura moderna com dois pavimentos; térreo e superior, tornando- se um edifício imponente, que é uma das belezas de Cajazeiras.
    Dom João da Mata, em 1937, com a cooperação dos poderes públicos municipais e do povo em geral, construiu um monumento ao Padre Rolim na frente daquele Colégio, encimado pelo busto do Venerando Mestre, que ensinou o sertão da Paraíba a ler, educou e civilizou a juventude cajazeirense durante as décadas dos anos 30 a 80 do século XIX.  Referido monumento teve inauguração solene na tarde do de domingo, 22 de agosto de 1937.
   
     Posteriormente, em memória à memória sagrada de ANA FRANCISCA DE ALBUQUERQUE, mãe dos cajazeirenses (a querida Mãe Aninha), o Podei público Municipal aprovou e sancionou Lei batizando aquele logradouro público com o nome - PRAÇA ANA DE ALBUQUERQUE, cujo local, pela beleza de sua arborização, e do aspecto panorâmico, é um recanto muito simpático e atraente.
Cajazeiras, 22 de agosto de 1980.
Prof. Antonio de Sousa



Nenhum comentário:

Postar um comentário